Nascido no Planalto Central com raízes, sotaque e coração nordestino
Pábio Mossoró
Pábio é brasileiro, nascido em terra de presidente, com raízes, sotaque e coração nordestino. Sua família de migrantes saiu do Rio Grande do Norte para o Planalto Central em busca de novos horizontes. E o caminho da oportunidade começou no Distrito Federal, quando em 8 de janeiro, de 1979 em Sobradinho, nascia Pábio Correia Lopes, filho do casal José Bezerra Lopes e Maria Marluce Correa Lopes.Família e formação
No final da década de 80 seu pai José Bezerra, mais conhecido como Mossoró, reúne suas economias e compra uma casa no então distrito da cidade de Luziânia. Pábio chega em Valparaíso de Goiás aos quatro anos de idade, com seus pais e os irmãos Paulo, Perla e Patrícia. Por ali, cursa o ensino primário no Educandário São Judas, o ginásio no Colégio Municipal Valparaíso 2 e o ensino médio no Colégio Estadual Valparaíso 1 – Redondo. Chegou a cursar cinco semestres do curso de Economia, mas as condições financeiras não permitiram a conclusão do ensino superior. Hoje ele concluiu o curso de Gestão Pública na faculdade Anhanguera.
Vereador mais votado
Na administração pública Pábio começou como motorista, transportando os servidores públicos e entregando documentos da Secretaria de Saúde. Em 2000, foi convidado para participar do processo eleitoral, colaborando na campanha de vereador. Em seguida, Pábio ingressa na política filiando-se, primeiramente ao PSD. Assim nasceu o Pábio Mossoró!
Em 2007 Pábio se filia ao PSDB e disputa sua primeira eleição, concorrendo a vereador. “Fui aconselhado a disputar em um partido pequeno, pois não teria chance de vitória em uma sigla grande”, lembra Pábio. Mas como havia assumido compromisso com os correligionários do partido na época, “vestiu a camisa” e se dedicou integralmente à sua campanha. Resultado: nas eleições de 2008, Pábio Mossoró foi eleito o vereador mais votado do PSDB.
Hora extra para aprender mais
No trabalho como vereador Pábio foi relator da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR). “Ser relator foi muito importante para mim, pois eu precisava estudar e isso me ajudou a crescer politicamente. A missão de avaliar todos os projetos da Câmara era minha. Eu precisava analisar se era constitucional, se tinha que fazer ajustes na redação e apontar melhorias nos projetos. No começo eu ficava além do expediente lendo e estudando os projetos e isso me fez crescer”, lembra Mossoró. Após ser relator da CCJR, Pábio tornou-se presidente da Comissão e líder do governo.
Saudade, lições e gratidão
Dos pais, apenas a mãe do Pábio vivenciou as vitórias do filho, prestigiando a eleição e reeleição para vereador. Dona Maria Marluce faleceu em 2013 e o pai não chegou a ver a história de sucesso do filho, pois faleceu em 2003. Em 2012 Pábio Mossoró é reeleito vereador em Valparaíso e sua coligação elege oito vereadores. Mossoró torna-se o único vereador de oposição à gestão da prefeita Lucimar (PT). “Esse segundo mandato foi de muito trabalho, foi o período que mais fiz requerimentos solicitando informações à administração sobre atendimentos e necessidades da população que precisavam ser atendidas”, conta Mossoró.
Caminhadas, suor e vitória!
Em 2016 Pábio Mossoró vence a disputa eleitoral e assume em 1º de janeiro de 2017 a prefeitura municipal de Valparaíso de Goiás, para o mandato 2017/2020. Em sua gestão, enxugou a máquina pública, restabeleceu o equilíbrio financeiro, profissionalizou a Educação, reformou mais de 25 unidades de Saúde, implantou o 1º Programa Municipal de Cirurgia de Catarata, revitalizou o sistema de transporte de pacientes para Goiânia, implantou o prontuário eletrônico e conquistou o alvará sanitário do Hospital Municipal. Ainda no 1º ano de gestão, Mossoró implantou a Guarda Municipal com efetivo, base operacional, armamentos não letais e coletes de proteção balística. Como prefeito, reformou quadras poliesportivas, abriu 3 centros de qualificação profissional, implantou o 1º Parque Ecológico na cidade, levou obras inéditas de asfalto a diversos bairros, instalou modernas e econômicas lâmpadas de Led em vias principais do município e com as parcerias de deputados, senadores, governo estadual e o setor privado destravou as obras das tão sonhadas passarelas de pedestres, na Cidade Jardins e Jardim Ipanema. Em 2020 participou das eleições e sagrou-se o primeiro prefeito reeleito da cidade, ao lado da vice Dra. Zeli. Das urnas vieram 29.241 votos, num total de 51,40% dos votos válidos. Com reconhecimento da comunidade, Pábio Mossoró está construindo uma nova história na terra que o acolheu e acreditou em seus sonhos: Valparaíso de Goiás.
Casa nova - MDB
Em 2020 Pábio foi recebido pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro. A filiação aconteceu na noite de 6 de fevereiro de 2020, em clima de entusiasmo e casa cheia. Participaram do evento, o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional da sigla e Daniel Vilela, presidente estadual do MDB! Foi uma linda festa em nome da democracia! Após uma reeleição histórica, em novo partido, Pábio Mossoró segue fortalecido e renovado para construir uma cidade pujante, moderna e desenvolvida.